O fantasma da depressão na pandemia e a endorfina:

Vivemos uma época nova de um período novo para nós seres que entramos há tempos na pandemia, um novo e complicado jeito de viver. Tivemos que nos adaptar as regras impostas de um mal que vem assolando todo o planeta; pessoas distanciadas grupo de risco formado e uma grande preocupação de se infectar com esse ser fantasma: o corona vírus.

Uma condição psicológica que se atenuou junto com a pandemia foi a depressão quem já tinha ou se manteve o quadro atual ou potencializou devido ao distanciamento, desse estado afetivo.

Antes de entrar mais a fundo vou da uma breve definição de depressão:

Depressão: O termo depressão, na linguagem corrente, tem sido empregado para designar tanto um estado afetivo normal (a tristeza), quanto um sintoma, uma síndrome e uma (ou várias) doença(s).Os sentimentos de tristeza e alegria colorem o fundo afetivo da vida psíquica normal.

Esse quadro psicológico faz com que o ser tenha picos de alegria ou de tristeza aliados a período de não aceitação no meio que vive se sentindo por horas um ser sem serventia ou seja não entende seu lugar no mundo, e sim depressão não é brincadeira.

Pandemia X Depressão:

A pandemia do coronavírus impactou a sociedade e todos os indivíduos em diversas esferas. Primeiramente, houve um grande impacto no âmbito financeiro, uma vez que empreendimentos, comércios e outros tipos de negócios tiveram que ser interrompidos, o que resultou na perda de empregos e falência de empresas.

O desemprego ou a diminuição da renda são fatores ligados ao surgimento de sintomas depressivos e ansiosos, devido a incerteza e o medo de não conseguir arcar com as responsabilidades mensais e necessidade dos familiares. Além disso, foi necessário promover o isolamento social para diminuir a propagação do vírus e o número de casos.

Qual a importância de uma atividade física nesse período para minimizar a depressão:

O quadro da pessoa que tem a depressão costuma ser de pessoas sem motivação que não veem muita vontade me realizar atividades físicas, falta de força de vontade, cansaço físico e mental, desmotivação.

Então qual seria o real papel da atividade?

No mundo da atividade física temos os profissionais de Educação Física tanto me academias ou quanto em grupos de corridas: o papel deles é motivar, levantar o astral, o humor e agregar valores positivos a vida dessa pessoa, o profissional é um gerador de estímulos psicológicos e físicos.

Uma atividade física independente da intensidade ou do tempo libera uma substância de nominada endorfina, a endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. O processo de produção e liberação da Endorfina pela glândula hipófise acontece durante e depois de uma atividade física.

 A endorfina que é liberada após uma atividade física sensação de alegria e prazer e é uma importante aliada contra a depressão pois melhora os quadros devidoa liberação da mesma pois promove uma sensação de bem estar.

Concluíndo:

A pandemia veio para testar o ser humano sua capacidade de se adaptar e se renovar, procure exemplos de pessoas positivas e que sejam motivadoras, vaatars de uma atividade física que vai fazer bem para sua condição psicológica e condição física. Viva bem viva ativo viva 100% e intenso!