Conciliar vida profissional, pessoal e a prática de atividades físicas! Missão impossível?!

As vezes diante de uma rotina atribulada de compromissos da vida profissional, vida pessoal, cursos, viagens, família, filhos, enfim, parece que falta tempo para tantos compromissos e muitas vezes vamos nos colocando em segundo plano.

Vamos adiando aquele tempinho para nós mesmos, para o autocuidado, para fazer exames de rotina, consultar ao médico, fazer  atividade física então...nem se fala...parece que diante de tantos afazeres se torna  supérfluo. E vamos adiando para a próxima segunda-feira, e os dias, e já é sexta-feira e adiamos para outra semana... passam os meses, e lá se vai um ano inteiro novamente sem dar início a prática de atividade física. E chegando o final do ano começamos novamente o planejamento, e dizemos para nós  mesmos:

 _ Ano que vem eu vou começar, ano que vem eu vou fazer isso, vou destinar um tempo do meu dia para praticar uma atividade física,  ano que vem vou começar a ler, ano que vem vou começar a me alimentar melhor, ano que vem eu vou me cuidar....blá..blá..blá

Mas será que  isso acontece? Será que não iremos adiar ininterruptamente essa decisão?

A mudança de hábitos não acontece da noite para o dia! Essa mudança acontece gradativamente até que você se dá  conta já está inserido na sua rotina. É uma questão de decisão, de querer fazer algo por você e para você.

As vezes é para muitas pessoas não é fácil conciliar uma rotina de trabalho, filhos, casa, estudos, compromissos, mas é possível, você  precisa querer e se comprometer com o principal, com VOCÊ mesmo.

Todos nós  temos as mesmas 24 horas no dia, ninguém tem 30 horas, mesmo que pelo volume de coisas que fizemos as vezes parece que o dia precisaria ter. Mas como gerimos nosso tempo é o segredo!

Qual o segredo então? As pessoas que já seguem essa rotina são unânimes: organização e disciplina são as palavras mágicas. Segundo o técnico Bernadinho, “A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina”. E isso não tem nada de mágica. Sem organização para ajustar compromissos ao longo do dia e, principalmente, sem muita disciplina e dedicação para suportar o desafio, a façanha de conciliar prática esportiva e vida profissional não é possível.

Gestão de tempo é fundamental, para planejar e organizar as atividades e compromissos profissionais e pessoais.

Não adie mais, começa hoje!

Eu tenho uma rotina bem intensa de trabalho e atividades profissionais, tenho meu trabalho, sou professora universitária e também uma rotina em casa, sim, eu cuido pessoalmente de todas as tarefas da minha casa e quando comecei a treinar com o objetivo de fazer a minha primeira Maratona era muito difícil conciliar todas minhas atividades e ainda ter uma rotina de treino.

Nessa rotina eu fazia treinos de corrida, pedalava, fazia fortalecimento através de musculação e pilates. E trabalhava 8 horas por dia, dava aula na faculdade, preparava as aulas e também iniciei um curso de Pós Graduação em gestão de pessoas, liderança e Coaching...para conciliar tudo isso era necessário planejamento, organização e disciplina

Eu procurava fazer o que podia na hora que dava. Muitas vezes acordava muito cedo para treinar, aproveitava o intervalo do almoço e dedicava 30 a 40 minutos para fazer os treinos de fortalecimento.

A chave para manter o controle de sua vida é administrar o tempo com sabedoria. Você pode praticar seu esporte, que tanto lhe dá prazer, permitindo-se até a fazer um plano de treinamento de alto desempenho, se souber administrar o seu tempo corretamente. Não existe uma fórmula mágica, ou uma receita milagrosa, para controlar esse bem tão escasso o tempo. 

Para manter-se na sua atividade física, identifique uma atividade que você gosta, pois só com prazer na prática diária de exercícios4, será possível persistir no treinamento. Organize uma rotina de treinos como uma parte do seu projeto de vida. Cuidar da saúde faz parte da sua vida, do seu trabalho, do seu dia a dia. Você não pode se exercitar somente quando sobra tempo. Saia da zona de conforto e pare de dar desculpas!

Quando possível pratique atividades em equipes. Além de ser estimulado pelos demais, você também estará montando uma rede de relacionamentos e amizades.

O esporte como fonte de prazer e elevação da sua autoestima. Aprenda e entenda que, no trabalho, no esporte e na vida, nem a maior derrota, nem a maior das vitórias, dura para sempre. Deixe a endorfina inundar seu organismo e lhe proporcionar aquele bem-estar fantástico que só um bom treino pode lhe proporcionar. Mas sempre respeite os limites do seu corpo, fazendo check-ups regulares anuais, por segurança. E seja feliz praticando seu esporte!

Seja sua melhor versão é sua maior motivação.